NORMAS DE PUBLICAÇÃO

  1. Proposta Editorial

A Revista Com Censo (ISSN 2359-2494) é uma publicação seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente às comunidades acadêmico-científicas, com edição de responsabilidade da Diretoria de Informações Educacionais (DIED), vinculada à Coordenação de Supervisão, Normas e Informações do Sistema de Ensino (COSIE), à Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (SUPLAV), e à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Ela é orientada a prover as comunidades acadêmicas, sobretudo os pesquisadores diretamente envolvidos nas práticas escolares das escolas públicas, com informações e conhecimentos sobre temas relacionados à administração e à estrutura organizacional da educação, em âmbito distrital e nacional, mediante o suporte dos dados do Censo Escolar.

O debate incentivado através da publicação dos trabalhos é pautado por divulgação de trabalhos de análise político-acadêmicas. A Revista Com Censo busca fomentar um debate democrático sobre a situação da educação no DF, com vistas também ao alcance daqueles envolvidos efetivamente nos processos escolares cotidianos.

A Revista Com Censo busca incentivar a utilização e a interpretação dos dados censitários oficiais, tais como o Censo Escolar DF, na elaboração dos trabalhos a serem submetidos à Revista. A intenção é que os trabalhos publicados sirvam para aprofundar a discussão sobre os dados censitários que dizem respeito direta ou indiretamente à rede de ensino público do DF. Dessa forma, visando promover a melhoria das condições de ensino e da aprendizagem nas escolas públicas do DF, a Revista Com Censo encoraja a apropriação e a plena utilização dessas informações censitárias, visto serem recursos indispensáveis para o fortalecimento de um debate democrático sobre a educação no DF.

 

  1. Foco e Escopo

A Revista Com Censo é publicada desde 2014, atualmente produzindo em periodicidade trimestral. Tem como cobertura temática as áreas de legislação educacional, sistema educacional, gestão educacional, políticas públicas educacionais, estatísticas educacionais, avaliação educacional e organização do trabalho pedagógico. Tem por missão ser um veículo de divulgação científica no campo da educação. Tem como público alvo servidores(as) da Secretaria de Estado de Educação do DF, estudantes, docentes e pesquisadores de graduação e de pós-graduação de instituições de Ensino Superior e de demais instituições com produção qualificada na área de educação.

 

  1. Objetivos
  • Publicar artigos científicos de qualidade na área de educação e de ensino, voltados para as comunidades acadêmico-científicas;
  • Fomentar a produção da pesquisa e a divulgação de trabalhos produzidos por pesquisadores da área de educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal;
  • Proporcionar o crescimento de debates democráticos sobre a situação da educação no DF;
  • Incentivar a inclusão em pesquisas e a discussão de dados censitários na área de Educação, de forma crítica e contextualizada, mantendo fidedignidade às informações oficiais primárias.

A revista está hospedada no portal de periódicos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, no endereço http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso, e apresenta-se em formato on-line. O processo de submissão, avaliação, edição e publicação é feito por meio do Sistema Open Journal Systems - OJS.

 

  1. Diretrizes para Autores

Os trabalhos devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa, e poderão ser dos seguintes gêneros:

  • Artigo: produção textual original, de caráter expositivo-argumentativo, que apresente, sintetize, analise e/ou discuta conceitos, métodos, abordagens, técnicas, processos e/ou resultados empíricos de pesquisas na área de Educação e relacionados às áreas temáticas de interesse da Revista;
  • Resenha: produção textual original, de caráter expositivo-argumentativo, que apresente, sintetize e analise criticamente uma obra (livro, filme, etc.) – preferencialmente atual – relacionada direta ou indiretamente a algum assunto pertinente às áreas temáticas de interesse da Revista;
  • Relato de experiência: produção textual original, de caráter descritivo-narrativo e/ou expositivo-argumentativo, que discorra sobre estudos de caso ou exponha um determinado projeto, ação educativa ou pesquisa realizada e/ou vivenciada pelos(as) autores(as), e que tenha alguma relação com assuntos pertinentes às áreas temáticas de interesse da Revista. 

Um item recomendado para os trabalhos a serem submetidos é a utilização, direta ou indireta, de dados numéricos, tabelas e/ou gráficos baseados em informações censitárias oficiais, que podem ser articulados ao assunto em questão; ou de modo a esclarecer as ideias desenvolvidas no texto, ou de maneira que esses dados sejam parte do objeto de discussão, concomitante ao desenvolvimento do tema central do manuscrito.

Os trabalhos submetidos deverão ser elaborados conforme as seguintes especificações:

- Os artigos, com mínimo de 4.000 e máximo em torno de até 8.000 palavras, devem ser escritos:

  • em documento Microsoft Word (.doc/.docx), OpenOffice (.odt) ou Rich Text (.rtf);
  • em página formato A4 e orientação retrato;
  • com margem esquerda e direita com 3 cm, superior e inferior com 2,5 cm;
  • com fonte preferencialmente Times New Roman, corpo 12, espaçamento de 1,5 linha;
  • com emprego de itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
  • antecedidos de um resumo contendo entre 100 e 250 palavras (não contabilizadas no total);
  • contendo de três a seis palavras-chave, evitando abreviaturas;
  • com figuras, tabelas e gráficos que, quando utilizados, apareçam preferencialmente ao longo do texto e não apenas ao final do documento, devendo ser numerados sequencialmente e legendados acima dos mesmos, com citação obrigatória das fontes; além disso, as imagens e gráficos deverão ser encaminhadas também em arquivos à parte (extensões: .jpeg, .xls, .xlsx) juntamente com o texto completo, preferencialmente em alta resolução;
  • com citações diretas e indiretas indicadas no corpo do texto através do sistema de chamada autor-data (SOBRENOME, data, página). As referências bibliográficas ao final do trabalho deverão conter os seguintes elementos essenciais: autores(as), título, edição, local, editora e data de publicação (modelo: SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Local: Editora, data). Para demais tipos de referências, consultar ABNT NBR 6023;

- As resenhas, com mínimo de 1.000 e máximo em torno de até 2.000 palavras, devem ser formatadas a partir das diretrizes dos artigos, explicitadas acima - inclusive em relação ao resumo e às palavras-chave -, e devem trazer uma apresentação da obra resenhada, com dados bibliográficos essenciais, tais como: nome do(a) autor(a), título da obra, local e ano de publicação, nome da editora, tradução (quando for o caso) e número de páginas; descrição da estrutura da obra: a divisão em capítulos, em seções, ou nas partes que lhe couber; descrição do conteúdo da obra resenhada; identificação dos(as) autores(as) da obra resenhada, com breve referência a sua vida e a algumas outras obras suas. Por fim, deve conter uma análise com posicionamento crítico dos(as) autores(as) da resenha acerca da obra resenhada;

- Os relatos de experiência, com mínimo de 2.000 e máximo em torno de até 4.000 palavras, devem ser formatados de acordo com as diretrizes utilizadas para os artigos, incluindo resumo e palavras-chave. 

Os trabalhos serão recebidos em fluxo contínuo durante o ano. Haverá o limite de um trabalho por autor(a) para composição das edições da Revista.

Não se justifica a inclusão de nome de autores(as) cuja contribuição seja inexpressiva, de modo que a indicação de autoria é limitada a cinco por trabalho.

Será explicitado nas edições da Revista que o conteúdo e a exatidão das referências, a originalidade e outros aspectos relacionados à legalidade das informações publicadas são de responsabilidade dos(as) autores(as), não representando necessariamente a posição oficial da Revista ou da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Não serão aceitos trabalhos e contribuições que não atendam às configurações propostas pela Revista.

 

  1. Método de Avaliação

A avaliação dos trabalhos submetidos será feita mediante o sistema duplo-cego por pares, ou seja, caso o manuscrito se enquadre no escopo da revista, serão submetidos a dois pareceristas, preferencialmente externos à Secretaria de Estado de Educação, para avaliar e recomendar sua aceitação ou sua rejeição, de modo que os(as) autores(as) e os(as) pareceristas não sejam identificados uns aos outros durante o processo de avaliação.

A avaliação de todos os trabalhos será baseada nos seguintes critérios:

  • Relevância do trabalho na área específica de conhecimento;
  • Argumentação consistente, estrutura lógica e foco do texto;
  • Qualidade na construção do texto e na abordagem do tema;
  • Apresentação de resumo e palavras-chave condizentes com o texto;
  • Utilização adequada e relevância das referências bibliográficas em relação ao tema proposto.

O parecer de avaliação dos trabalhos submetidos deverá gerar uma recomendação dentre as três possibilidades a seguir:

  • Aceitação: acolhimento do trabalho para posterior seleção e publicação;
  • Sugestão de correções obrigatórias: aceitação do trabalho mediante ajustes imprescindíveis de forma ou de conteúdo por parte dos(as) autores(as);
  • Rejeição ou sugestão para se submeter a outra revista: devolução do trabalho devido às seguintes inadequações:
  • Não centrar sua problemática, nem de forma indireta, entre as áreas temáticas de interesse da Revista;
  • Possuir excessivos erros de redação, bem como de estruturação do texto, a ponto de dificultar a compreensão das partes ou mesmo do todo;
  • Configurar-se como simples recorte de uma monografia, dissertação ou tese, sem a devida adaptação;
  • Ser predominantemente descritivo e não apresentar uma análise apropriada acerca da temática abordada;
  • Não apresentar bibliografia atualizada sobre o tema;
  • Não apresentar uma análise suficientemente aprofundada da temática a que se propõe discutir;
  • Não apresentar o formato de artigo científico usualmente praticado nos periódicos de Educação;
  • Não estar em conformidade com as normas de publicação da Revista Com Censo que regem a submissão de trabalhos. 

 A composição das edições só poderá ser realizada com trabalhos na condição de aprovados, e após a execução de eventuais correções necessárias apontadas por pareceristas ou revisores.

A seleção de trabalhos aprovados para compor uma edição é uma atribuição do Editor-Chefe, assim como a definição do índice de cada edição.

 

  1. Gratuidade da Submissão e Processamento de Manuscritos

Não serão cobradas quaisquer taxas referentes aos processos de submissão e processamento dos manuscritos enviados para a Revista Com Censo.

 

  1. Política de Acesso Aberto

Todo o conteúdo do periódico está disponibilizado para livre acesso sem fins comerciais.

Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.

 

  1. Direitos Autorais

Autores que desejam publicar nesta revista devem concordar com os seguintes termos:

  • Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação.
  • Os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial (CC BY-NC). Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (ex: como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista;
  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado;
  • Autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo.