Ensino híbrido: Alternativa de personalização da aprendizagem

  • Thamara Maria Souza SEEDF
  • Alisson Moura Chagas Universidade Católica de Brasília
  • Rita de Cassia Araújo Abrantes dos Anjos Universidade Católica de Brasília

Resumo

O presente estudo objetiva discutir o Ensino Híbrido enquanto possibilidade de integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) ao processo de ensino-aprendizagem, para a personalização do ensino e visando a garantia de um melhor desempenho para os alunos das redes públicas e privadas de ensino. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental. O estudo sugere que o modelo de Ensino Híbrido insere-se no contexto escolar como uma proposta viável de mudança no modelo de ensino. O método híbrido representa uma prática inovadora, pois pressupõe a criação de estratégias de ensino em que se faça uso das tecnologias não como simples instrumentos ou ferramentas mobilizadas para transmissão de um conhecimento, mas sim como uma interface, capaz de promover a comunicação e a construção de saberes de forma interativa, tornando a aprendizagem mais dinâmica e atraente para o aluno.


Palavras-chave: Ensino Híbrido. Personalização do ensino. Tecnologias educacionais


Hybrid Teaching: Learning Personalization Alternative


Abstract: This study aims to discuss Hybrid Teaching as a possibility of integrating digital information and communication technologies (TDICs) into the teaching-learning process, for the personalization of teaching and aiming to guarantee better performance for students in public and private networks. education. This is a bibliographic and documentary research. The study suggests that the Hybrid Teaching model is inserted in the school context as a viable proposal to change the teaching model. The hybrid method represents an innovative practice, as it presupposes the creation of teaching strategies in which technologies are used not as simple instruments or tools mobilized to transmit knowledge, but as an interface, capable of promoting communication and construction of knowledge in an interactive way, making learning more dynamic and attractive to the student.


Keywords: Hybrid Teaching. Personalization of teaching. educational technologies

Publicado
Mar 22, 2019
##submission.howToCite##
SOUZA, Thamara Maria; CHAGAS, Alisson Moura; ANJOS, Rita de Cassia Araújo Abrantes dos. Ensino híbrido: Alternativa de personalização da aprendizagem. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 59-66, mar. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/587>. Acesso em: 01 jul. 2022.