Uma experiência de mecenato em biblioteca escolar no Distrito Federal

  • Luciana Pontes Roscoe SEEDF

Resumo

Em consonância com os princípios da Educação Integral, orientado pelas diretrizes descritas no texto do “Currículo em Movimento do DF” (unicidade da teoria e prática; interdisciplinaridade e contextualização; diversificação de formas de produção do conhecimento), este relato tem por objetivo demonstrar que a parceria com o mecenato empresarial na área de educação estabelece de forma muito positiva o diálogo da escola com comunidade, a fim de dotar a biblioteca escolar de infraestrutura material e de recursos humanos capaz de transformá-la em espaço de afirmação de identidade e em rico laboratório de aprendizagem, rompendo muros escolares e articulando políticas públicas de diferentes campos como forma de qualificar a educação. A atuação da biblioteca como protagonista da interferência no processo ensino-aprendizagem tem como suporte as lições de Beaud (BEAUD, Entrevista com Stéphanie Beaud: http://ac-versailles.fr/pedagogi/ses/vie-ses/hodebas/beaud1.htm) e Michèle Petit (PETIT, 2008.), elegendo-se como diretriz para a nova conduta pedagógica a máxima “A relação com a cultura escrita é um elemento essencial para o êxito escolar, é mesmo chave de tudo”.

Publicado
Ago 21, 2018
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ROSCOE, Luciana Pontes. Uma experiência de mecenato em biblioteca escolar no Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 177-185, ago. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/522>. Acesso em: 15 nov. 2018.