Uso do smartphone no ensino superior: proposta de integração no curso de administração

  • Perla Maria Berwanger Universidade Federal do Maranhão
  • João Batista Bottentuit Júnior Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor a integração do smartphone no ensino superior do curso de Administração na modalidade presencial. A modalidade presencial foi escolhida pela natureza da sua flexibilização, pois permite ao docente maior controle do tempo, do conteúdo e das atividades promovidas em sala de aula. Para cumprir esse requisito, debruçamo-nos sobre o estudo de aplicativos suportados pela plataforma de configuração dos smartphones e no conjunto de disciplinas onde esses aplicativos poderiam ser integrados. Escolhemos essa plataforma móvel, em detrimento das demais existentes, pelo conjunto de recursos e atributos presentes no aparelho, além da portabilidade (tamanho) e compatibilidade com os apps selecionados e disponibilizados gratuitamente online. Entre as disciplinas oferecidas no curso de Administração sugerimos: a) Gestão de Pessoas; b) Matemática financeira; c) Contabilidade e d) Marketing. A gratuidade dos aplicativos foi uma das variáveis que pesou para a escolha do conjunto de aplicativos sugeridos a serem integrados ao ensino superior do curso de Administração.

Publicado
Ago 21, 2018
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BERWANGER, Perla Maria; JÚNIOR, João Batista Bottentuit. Uso do smartphone no ensino superior: proposta de integração no curso de administração. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 54-61, ago. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/489>. Acesso em: 15 nov. 2018.