Educação e Comunicação: O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como instrumentos de articulação entre informações e conhecimentos no ambiente escolar

  • Valdirene Luiz Gonçalves Professora da Secretaria de Educação do DF/ Emill Brunner University

Resumo

A relação entre educação e comunicação vem sendo discutida por séculos. Somos seres que sentem a necessidade de se comunicar e não existe educação sem comunicação. No entanto, as escolas nem sempre andam nessa mesma sintonia, apesar das inúmeras inovações tecnologicas, com uma gama incalculável de informações disponíveis a cada segundo, o ambiente escolar parece estar aquém dessa realidade. O objetivo desse artigo é analisar como os professores estão lidando com as TIC's no ambiente escolar e se elas têm sido utilizadas como instrumentos de articulação entre informações e conhecimentos neste ambiente. Refletir sobre seus usos e se elas têm melhorado a comunicação entre os sujeitos da era digital dentro da realidade escolar. Para tanto será realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e análise de questionário estruturado respondido por 17 docentes sobre o acesso e usos da internet no cotidiano escolar. Perceberemos que apesar de nessa escola haver um laboratório de informática e acesso à internet isso não tem refletido em acesso dos alunos as tecnologias da informação. E consequentemente ainda não vem acontecendo uma articulação entre as informações disponíveis na internet  e os conhecimentos produzidos pelos alunos.

Publicado
Ago 21, 2018
##submission.howToCite##
GONÇALVES, Valdirene Luiz. Educação e Comunicação: O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como instrumentos de articulação entre informações e conhecimentos no ambiente escolar. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 14-21, ago. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/477>. Acesso em: 15 nov. 2018.