Diálogos com quem faz: tendências da Educação Profissional em países participantes da WorldSkills 2015

  • Antonio Biancho Filho SEEDF
  • Fernanda Marsaro Santos

Resumo

Esta resenha aborda comparativamente as experiências de decisores na Educação Profissional, reunidos na WordSkills 2015, em São Paulo. Tem por objetivo esclarecer a visão de diferentes países em relação a estrutura, funcionamento e organização da Educação Profissional em uma perspectiva global. A obra recém-publicada apresenta várias vertentes no processo de tomada de decisão frente às políticas públicas de Educação Profissional dos mais variados países participantes do evento. A metodologia utilizada foi a realização de entrevistas semi estruturadas com 29 delegados presentes na competição. Foram priorizadas questões relacionadas à governança, atratividade da Educação Profissional, orientação vocacional e profissional, competições profissionais, currículos e metodologias, aprendizagem nas empresas, professores, avaliação dos sistemas e as janelas de oportunidades. Assim, trata-se de um panorama das diversas tendências mundiais na área, especialmente práticas bem sucedidas em seus contextos socioeconômicos e culturais. Desejou-se conhecer as experiências no mundo globalizado, comparando essas trajetórias com a do Brasil. Conclui-se que em vários países abre-se uma janela de oportunidades para a Educação Profissional.

Publicado
Nov 28, 2017
##submission.howToCite##
FILHO, Antonio Biancho; SANTOS, Fernanda Marsaro. Diálogos com quem faz: tendências da Educação Profissional em países participantes da WorldSkills 2015. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 4, n. 4, p. 181-183, nov. 2017. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/279>. Acesso em: 20 jan. 2018.