A formação de professores de língua portuguesa e o Exame Nacional do Ensino Médio: uma avaliação formativa possível

  • Kelly Cristina de Almeida Moreira SEEDF
  • Alessandro Borges Tatagiba SEEDF
  • Danielle Mendonça Sousa SEEDF

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de refletir sobre os registros de um curso de formação continuada para professores de ensino médio, de anos finais e da educação de jovens e adultos, ministrado na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal no ano de 2016. O curso proporcionou momentos de discussão e troca de conhecimentos sobre a aprendizagem da escrita dos estudantes que buscam no ENEM uma porta de inclusão social, bem como sobre os desafios que a produção escrita apresenta no contexto do ensino médio, levando em consideração o Currículo e as Diretrizes de Avaliação da SEEDF. Em toda formação da educação básica, a escrita ocupa um lugar privilegiado nas aprendizagens proporcionadas em sala de aula. Por sua vez, no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, a produção escrita destaca-se por suscitar temas em defesa dos direitos humanos e por abordar competências e habilidades importantes para o desenvolvimento dos gêneros acadêmicos. Além disso, devido à relevância social do exame, o ENEM destaca-se entre os programas de inclusão social, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os resultados das discussões levadas a cabo durante o curso evidenciam que as competências de escrita acadêmica requeridas pelos estudantes do ensino médio pressupõem a mobilização de um rico e variado repertório de conhecimentos com os quais os professores precisam trabalhar. Por conseguinte, no contexto das aprendizagens de sala de aula, o estudo das possibilidades de avaliação formativa pode enriquecer as discussões e debates em cursos de formação continuada de professores.


 


 

Publicado
Nov 28, 2017
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MOREIRA, Kelly Cristina de Almeida; TATAGIBA, Alessandro Borges; SOUSA, Danielle Mendonça. A formação de professores de língua portuguesa e o Exame Nacional do Ensino Médio: uma avaliação formativa possível. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 4, n. 4, p. 171-175, nov. 2017. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/253>. Acesso em: 16 out. 2018.