Je speak español: Aquisição/aprendizagem de língua estrangeira por alunos do quinto ano do ensino fundamental em um CIL do Distrito Federal

  • Eduardo Dias da Silva

Resumo

Neste artigo, oriundo de uma pesquisa qualitativa, buscamos relatar o processo de aquisição/aprendizagem de língua estrangeira por alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais – em um Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal (DF). Apresentamos os princípios teóricos, balizadores desse estudo, em torno do conceito de realismo crítico, da análise crítica do discurso e dos processos sócio-históricos, dialógicos de Bakhtin e seu Círculo, visando ao enriquecimento cultural do aluno, apresentando-lhe particularidades da comunicação inerente a este processo em de Línguas Estrangeiras. Por meio desse trabalho, é possível ponderar sobre alguns de muitos aspectos que envolvem o desenvolvimento do processo de aquisição/aprendizagem de língua estrangeira dos alunos não se limita às ideias de tarefas, mas se perpetua como caminho para novas reflexões sobre a própria língua e linguagem mediadas por práticas sociais no ambiente pesquisado.

Publicado
Mai 31, 2017
##submission.howToCite##
SILVA, Eduardo Dias da. Je speak español: Aquisição/aprendizagem de língua estrangeira por alunos do quinto ano do ensino fundamental em um CIL do Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 54-61, maio 2017. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/142>. Acesso em: 24 set. 2017.